Educação
ENEM 2016
Machado é o 1º no Enem 2016, o Antares é o último segundo Inep
Com base nas informações divulgadas pelo INEP foi possível tabular as notas dos seis colégios particulares de Picos
06/12/2017 por Redação
Tamanho da fonte A A

Os rankings têm sido questionados por alguns especialistas em educação por serem usados pelo mercado para propaganda. (Foto: Montagem/ManchetePiaui)
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou em sua página na internet os microdados do Enem 2016. O objetivo da publicação é desenvolver e disseminar avaliações e informações educacionais, já que os microdados permitem acessar informações específicas, gerando análises mais aprofundadas por parte de pesquisadores, jornalistas e gestores públicos.
 
Este é o primeiro ano em que o governo não divulga as notas das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os rankings têm sido questionados por alguns especialistas em educação por serem usados pelo mercado para propaganda.
 
O argumento também foi o usado pelo Ministério da Educação (MEC), no começo deste ano, quando anunciou que não mais divulgaria as médias, procedimento que existia desde 2006. Mas, nesta quinta-feira, 30, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do MEC, publicou em seu site os dados brutos do Enem, que incluem as informações sobre qual escola cada aluno cursou. A diferença é que o Inep não calculou as médias das escolas, o que acabou sendo feito pelo mercado.
 
Um dos maiores críticos à decisão do governo de não mais divulgar o Enem por escola é o ex-presidente do Inep, Reynaldo Fernandes. Ele sustenta que o poder público tem o dever de divulgar as informações que tem. “Pelo menos eles não estão omitindo os dados, é menos grave”, disse sobre o fato de o Inep ter divulgado os dados brutos essa semana. Ele, no entanto, continua defendendo que o governo faça as tabulações. “O aluno de uma escola pública em uma determinada cidade podia comparar a nota da sua escola e da escola vizinha. Agora as informações são limitadas.”
 
Com base nas informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi possível tabular as notas dos seis colégios particulares de Picos.  Para chegar ao resultado foram utilizadas as médias da prova objetiva, da redação e a média geral das duas notas.
 
 
 
 
 
Com informações do Estado de São Paulo
© 2017. | Manchete Piaui | Todos os direitos reservados.
Rua Monsenhor Hipólito, Nº 870, Sala 302, Centro, Picos – PI.
Celular / WhatsApp: (89) 9 9909-8954 - Email: manchetepiaui@gmail.com
Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Manchete Piaui.
Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria
e são de inteira responsabilidade de seus autores.