Educação
ENEM 2017
Mais de 130 mil realizam Enem neste domingo no Piauí
Um dos principais motivos de atraso de candidatos do Enem no Piauí é o horário de verão
05/11/2017 por Redação
Tamanho da fonte A A

Só se pode sair duas horas depois do início da aplicação da prova (Foto: Google)

Cerca de 134 mil candidatos devem responder às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Piauí. Ao todo, 32 municípios do Estado possuem pontos de aplicação do exame, que começa a ser realizado neste domingo (5) em todo o país, e é utilizado como seleção para o ingresso de estudantes no ensino superior. 

Um dos principais motivos de atraso de candidatos do Enem no Piauí é o horário de verão. As provas são aplicadas no horário de Brasília, uma hora a menos que no Nordeste, que não integra as regiões inseridas na medida de economia de energia elétrica. 

O superintendente de ensino superior da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI), Ellen Gera, alertou os candidatos para o fechamento dos portões nos locais de prova: às 12h, quem não, perdeu a prova. Depois disso, ainda há um prazo de 30 minutos para quem estiver no local da prova encontrar sua sala.  

As provas deste ano serão amplicadas em dois domingos. No dia 5 de novembro, por conta da redação, os candidatos terão uma hora a mais para fazerem o exame. 

O candidato também não pode esquecer de levar um documento de identificação com foto, além de caneta preta com corpo transparente. Ellen Gera sugere que o candidato também leve o cartão de confirmação de inscrição. Apesar de não ser obrigatório, ele contém informações importantes, como o número da sala, e pode ser útil em contratempos de última hora. 

Fiscalização
O Enem contará com fiscalização rigorisa. O aluno que for ao banheiro durante a prova, por exemplo, passará por detector de metais. 

"Este ano nós vamos ter equipamentos eletrônicos que causam interrupção de frequência em quem tenta utilizar ponto eletrônico. É outro ponto que gera desclassificação", lembra o superintendente da Seduc-PI. 

Outro ponto destacado para candidatos no Piauí é o tempo mínimo de permanência na sala: só se pode sair duas horas depois do início da aplicação da prova. 

Fonte: Cidade Verde

© 2018. | Manchete Piaui | Todos os direitos reservados.
Rua Monsenhor Hipólito, Nº 870, Sala 302, Centro, Picos – PI.
Celular / WhatsApp: (89) 9 9909-8954 - Email: manchetepiaui@gmail.com
Somente os artigos não assinados são de responsabilidade do Manchete Piaui.
Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria
e são de inteira responsabilidade de seus autores.