Toninho teste
VOOS SEMANAIS

São Raimundo Nonato, no Sul do Piauí, terá voos regulares a partir de dezembro

Inicialmente, voos partirão de Recife para a cidade de São Raimundo Nonato, no Sul do Piauí, que abriga parte do Parque Nacional da Serra da Capivara, Museu da Natureza e Museu do Homem Americano.

23/06/2022 18h27Atualizado há 3 dias
Por: Redação
Fonte: G1 Piauí
30
Foto: Google/Imagens
Foto: Google/Imagens

A cidade de São Raimundo Nonato terá voos regulares da Azul linhas aéreas a partir de dezembro de 2022, conforme informou a empresa. Os turistas inicialmente poderão partir de Recife e Petrolina para a cidade que abriga o Parque Nacional Serra da Capivara e museus dedicados à história, fauna e flora da região.

O diretor da empresa, Fabio Campos, informou que os voos para São Raimundo Nonato partirão de Petrolina e Recife, em Pernambuco. As vendas já se iniciaram e a operação da rota aérea começa em dezembro deste ano. Os valores variam de R$ 178 a R$ 321, dependendo do dia, horário e local de partida.

O aeroporto da cidade, inaugurado em 2015 após cerca de 17 anos em obras, passou anos sem receber voos e não teve funcionamento regular de voos comerciais desde sua inauguração.

Voos serão semanais

As viagens começarão em 15 de dezembro, mas já estão disponíveis para venda. Serão voos semanais, às quintas e domingos, de São Raimundo Nonato a Petrolina e Recife, no Pernambuco.

A aeronave que fará esse voo será o ATR 72-600, com capacidade para transportar até 70 Clientes.

Na quinta, o voo AD2877 decola de Recife às 12h45 e chega em São Raimundo Nonato às 14h45. No mesmo dia, o voo parte de São Raimundo Nonato às 15h25 e chega em Recife às 18h45, após realizar uma escala em Petrolina.

No sentindo inverso, aos domingos, o voo parte de Recife às 12h45 e chega em São Raimundo Nonato às 16h05, após escala em Petrolina. No mesmo dia, o voo parte de São Raimundo Nonato às 16h45 e pousa na capital pernambucana às 18h45.

Rota das emoções

Delta do Parnaíba — Foto: André Pessoa/Arquivo pessoal

Foi anunciado também o aumento da oferta de voos da empresa na rota das emoções, por meio de itinerários que conectam as cidades de Jericoacoara, Parnaíba, Barreirinhas e São Luís a partir de setembro deste ano.

Os turistas também vão contar com pacotes especiais, com opções de voos panorâmicos entre as cidades e sistemas de hop on e hop off, em que o viajante pode optar por desembarcar e passar mais tempo em um destino, embarcando em um novo voo de saída posteriormente.

Serra da Capivara

Onça fotografa no Parque Serra da Capivara — Foto: Divulgação

 

O Parque Nacional Serra da Capivara foi fundado no dia 5 de junho de 1979 como uma unidade de conservação de uso integral.

Em 1991, o espaço foi considerado patrimônio cultural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Dois anos depois, o parque foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Com 130 mil hectares e mais de 1.200 sítios com arte rupestre, pinturas que foram feitas em rochas e paredes de cavernas há milhares de anos, atrai cientistas e turistas de todo o mundo. É possível encontrar a preservação da biodiversidade da caatinga, com animais endêmicos, fauna e flora endêmica.

Os trabalhos realizados no parque pela equipe da arqueóloga Niède Guidon, presidente da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), foram fundamentais para comprovar que os primeiros homens a chegarem na América datam de cerca de 100 mil anos.

No parque é possível encontrar registros rupestres pré-históricos, especialmente as pinturas gravadas nas rochas com cenas de caça, sexo, guerra e outros aspectos da vida cotidiana.

O local ainda tem cânions gigantescos que chegam aos 200 metros de altura, além de belíssimos platôs.

Os paredões são resultados da movimentação das placas tectônicas da Terra há cerca de 200 milhões de anos.

Pinturas rupestres

Além dos museus, há ainda o tradicional passeio pelos paredões onde estão preservadas centenas de desenhos e pinturas feitas pelos povos pré-históricos.

De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os vestígios se espalham de Norte à Sul do estado, cobrindo uma área de 70 cidades.

Rico em arte rupestre, o Piauí tem um dos mais importantes vestígios que ajudam a recontar a origem da humanidade a partir da pré-história.

Museu do Homem Americano

O Museu do Homem Americano foi criado para divulgar a importância do patrimônio cultural deixado pelos povos pré-históricos na região. A exposição mostra os resultados de mais de quatro décadas de pesquisas realizadas na região do Parque.

A exposição permanente apresenta as teorias de povoamento da América criadas a partir das descobertas feitas na região.

O visitante conhece ainda a história da escavação arqueológica do sítio do Boqueirão da Pedra Furada, que demonstrou a presença humana na região desde o período Pleistoceno.

Também estão expostos instrumentos pré-históricos, esqueletos e urnas funerárias usadas pelos primeiros humanos a povoarem a região, há mais de 11 mil anos.

Museu da Natureza

O Museu da Natureza conta a história da formação dos biomas, da fauna e da flora da região, por meio das mudanças climáticas, desde o surgimento do universo até o estágio atual.

Dentro do museu, há 12 salas dispostas em espiral onde o visitante poderá conhecer todo o processo histórico da natureza da região, do surgimento do universo, passando pela era do gelo, conhecer os fósseis de animais gigantes e a vegetação local.

O Museu está localizado ao lado do Parque Nacional Serra da Capivara, mas fora da área de preservação, isso porque o Parque está dividido em quatro municípios piauienses: Brejo do Piauí, João Costa, São Raimundo Nonato e Coronel José Dias.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Picos - PI
Atualizado às 08h39
24°
Poucas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 20°
24°

Sensação

17.8 km/h

Vento

40.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Anúncio
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio