Toninho teste
JUSTIÇA ELEITORAL

Candidaturas de Dr. Ubiratan Martins e Rogério Bié podem ser impugnadas em Santa Cruz do Piauí; entenda o caso

Denúncias de irregularidades na convenção do Progressistas colocam em xeque a continuidade da chapa "Coragem para Mudar!" na disputa eleitoral.

23/08/2024 06h52
Por: Redação
Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

A candidatura de Dr. Ubiratan Martins (PDT) à Prefeitura de Santa Cruz do Piauí enfrenta um risco iminente de impugnação. A coligação "O Melhor pra Nossa Gente", composta pela Federação Brasil da Esperança (Fé Brasil), Partido Social Democrático (PSD), Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e Partido Socialista Brasileiro (PSB), entrou com um pedido formal na 062ª Zona Eleitoral de Picos-PI para invalidar a chapa "Coragem para Mudar!", encabeçada por Dr. Ubiratan e Rogério Bié (Progressistas), candidato a vice-prefeito. A ação foi motivada por sérias irregularidades na convenção do Progressistas, realizada em 27 de julho de 2024.

A denúncia da coligação aponta que o Progressistas não cumpriu uma exigência crucial: a transmissão da ata da convenção à Justiça Eleitoral, conforme determina a Resolução nº 23.609/2019. A Justiça Eleitoral já certificou essa falha, destacando que a ata só foi enviada em 16 de agosto, um dia após o prazo final para o registro de candidaturas, que se encerrava em 15 de agosto.

Além disso, há discrepâncias na lista de presença dos participantes da convenção. A ata oficial registrada no sistema da Justiça Eleitoral mencionava 17 participantes, enquanto a versão enviada posteriormente pelo partido incluía 31 nomes, levantando dúvidas sobre a legitimidade do procedimento.

Diante dessas irregularidades, a coligação "O Melhor pra Nossa Gente" sustenta que a convenção do Progressistas foi realizada de maneira ilegal, violando a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97), que exige a publicação da ata em até 24 horas após o evento. Com isso, a impugnação da candidatura de Dr. Ubiratan e de seu vice, Rogério Bié, se tornou uma possibilidade concreta.

Agora, a decisão está nas mãos da 062ª Zona Eleitoral de Picos-PI, que terá de avaliar os argumentos apresentados e determinar o futuro da chapa "Coragem para Mudar!". O desfecho desse caso pode redefinir os rumos das eleições em Santa Cruz do Piauí.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Santa Cruz do Piauí - PI Fundado em 30 de novembro de 1956, seu gentílico é santa-cruzense, tem como prefeito Francisco Barroso de Carvalho Neto e segundo IBGE tem população de 6.027 pessoas.
Picos, PI
Atualizado às 22h04
28°
Tempo nublado Máxima: 38° - Mínima: 22°
27°

Sensação

1.27 km/h

Vento

35%

Umidade

Anúncio
Anúncio
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio