A Coligação "Por um Futuro Melhor" formada pelo partidos MDB / PSD protocolou um pedido de impugnação da pesquisa eleitoral conduzida pelo Instituto Idealize.
A Coligação "Por um Futuro Melhor" tem como candidato a Prefeito de Santa Rosa do Piauí, Marlon Sousa e a vice-prefeito Ernaldo Silva.
Segundo a assessoria jurídica da coligação, a pesquisa apresenta irregularidades que comprometem sua credibilidade. A pesquisa foi realizada sem seguir os parâmetros de imparcialidade e metodologia adequada de coleta de dados.
Um aspecto controverso da pesquisa foi a amostragem. Na localidade de Pitombeira, por exemplo, que é um dos povoados mais populosos do município, somente 3 pessoas foram entrevistadas. Já na localidade Cumbo, a menor do município, foram entrevistadas 7 pessoas. Mais do dobro.
"Essa discrepância na quantidade de entrevistas por localidade levanta a suspeita de que a pesquisa pode ter favorecido áreas com maior aceitação do nome de Chico Santos; já nas localidades onde os eleitores tem tendência de votar em Marlon não foram coletadas as amostras para a pesquisa", pontuou um dos advogados da coligação
A solicitação de impugnação foi baseada na alegação de que a coleta desproporcional de opiniões influenciou negativamente os resultados apresentados pela pesquisa.
Outro fator de erro da campanha do candidato Chico Santos foi que a pesquisa do Instituto Idealize só poderia, teoricamente, ser divulgada amanhã, terça-feira, 17, mas várias pessoas já compartilharam em status de redes sociais a pesquisa antes da data prevista pela Justiça Eleitoral.
Sensação
Vento
Umidade