O município de Marcos Parente, localizado a cerca de 370 km de Teresina, vive uma disputa polarizada para o cargo de prefeito nas eleições municipais de 2024. Com um total de 3.097 votos válidos nas últimas eleições para presidente em 2020 e 4.724 habitantes, segundo o IBGE, a cidade acompanha de perto a disputa entre o atual prefeito, Dr. Gedison, e o oposicionista Dr. Ricardo.
SITUAÇÃO:
Dr. Gedison, médico de 51 anos e atual prefeito, concorre à reeleição pelo partido PSD. Ele tem como vice na chapa Mauricio Moreira, e ambos compõem a coligação "Pra continuar avançando", formada pelos partidos PSD e PP. Com uma candidatura aprovada pela Justiça Eleitoral, Dr. Gedison declarou possuir R$ 160.000,00 em bens.
Dr. Gedison já havia tentado o cargo de prefeito em 2012 e 2016, mas foi derrotado nas duas ocasiões. Sua vitória veio em 2020, quando foi eleito pelo MDB com 1.564 votos, superando Mazé Oliveira (PSD) e Dr. Matheus (PSB). Agora, busca a continuidade de seu governo em 2024.
OPOSIÇÃO:
Do outro lado, a oposição aposta em um nome novo para liderar a cidade. Dr. Ricardo, jovem médico de 34 anos, é o candidato do PT à prefeitura. Ele disputa pela primeira vez e tem como vice Emidio Oliveira. Dr. Ricardo declarou possuir R$ 150.000,00 em bens e, assim como seu oponente, teve a candidatura aprovada pela Justiça Eleitoral.
O PT tem dado prioridade à campanha de Dr. Ricardo, contando com o apoio direto do governador Rafael Fonteles, que tem feito visitas ao município para fortalecer a candidatura. A expectativa é de que a renovação proposta por Dr. Ricardo traga novos ares à política local.
Com a eleição marcada para 2024, o embate entre os dois médicos, que representam diferentes visões de futuro para Marcos Parente, é observado com atenção pelos eleitores da cidade.
Sensação
Vento
Umidade