Com pouco menos de dois meses no ar, Pantanal já entrou para a história do Globoplay, serviço de streaming da Globo. Nesta terça-feira (17), a emissora informou para o mercado internacional que o remake da história de Benedito Ruy Barbosa se tornou a novela mais vista da história de sua plataforma, lançada em 2015. Até então, essa marca era de Verdades Secretas 2 (2021).
Pantanal bateu recorde de quantidade de horas assistidas de uma novela no Globoplay, mas a emissora não entrou em detalhes exatos sobre isso. O comunicado foi emitido para os clientes estrangeiros, para ajudar nas vendas da atração para emissoras de outros países. Pantanal é a principal aposta da Globo para 2022 neste sentido.
Para exemplificar o sucesso no Brasil, a Globo também explanou outros dados. Entre eles, mostrou que a novela das nove é vista diariamente por até 36 milhões de telespectadores em todo o país, de segunda a sábado. Outro trunfo é que o folhetim protagonizado por Marcos Palmeira já é dono das maiores audiências de 2022 na TV brasileira.
No ano passado, Verdades Secretas 2, lançada justamente para alavancar o streaming, superou todos os recordes de novelas do Globoplay. Neste ano, Olho no Olho, de João Emanuel Carneiro, terá essa missão. Mesmo assim, o êxito de Pantanal em tão pouco tempo surpreendeu até os mais otimistas dentro da emissora.
Curiosamente, o sucesso da novela no streaming se assemelha a um fenômeno que aconteceu na versão original, produzida pela extinta Rede Manchete (1983-1999). Muita gente não conseguia assistir à trama no horário original e gravava em videocassete para ver quando possível. Agora, quem perde um capítulo pode vê-lo pelo streaming --e a Globo já identificou este movimento.
Entre os atrativos para quem assiste Pantanal no Globoplay está a tecnologia 4K e 8K, inédita em novelas no Brasil. As imagens em 8K chegam a atingir 33 milhões de pixels, 16 vezes mais do que as transmissões da Globo na TV aberta. Para o telespectador, os principais benefícios são maior nitidez e variedade de tons de cores na tela, o que deixa as cenas mais reais.
De acordo com a Globo, a iniciativa abre portas para que a tecnologia seja amplamente utilizada no futuro, quando os televisores 8K ganharem mais penetração no Brasil. Como o primeiro capítulo de Pantanal ficará disponível no streaming, a emissora afirma que o conteúdo se torna atemporal, com potencial de impactar o público a longo prazo.
Sensação
Vento
Umidade